Alexandre Curi

APAE de Guaraci ganha processo para alteração nos atendimentos do SUS

quinta-feira, 22/03/2012 @ 8:52PM

No dia 15 de março, por intermédio do Prefeito Municipal Sr. Sidnei Dezoti e do Deputado Estadual Alexandre Curi, a Diretora da APAE de Guaraci, Sra Leila P. de Oliveira, esteve em Curitiba para uma audiência com o Secretário de Estado da Saúde, Sr. Michele Caputo Neto a fim de rever a questão do credenciamento da APAE junto ao Sistema Único de Saúde.

Desde 2004, quando ocorreu o credenciamento da APAE por intermédio da Portaria n.º 1635/GM de 12 de setembro de 2002 do Ministério da Saúde, não houve alteração na quantidade de procedimentos realizados mensalmente pela equipe técnica da Saúde, uma vez que os alunos têm aumentado e os recursos repassados até então, tem sido insuficiêntes para pagar os profissionais. A APAE conta com Fisioterapeutas, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudióloga, Psicóloga, Assistente Social e Nutricionista. Com a ampliação dos atendimentos a APAE passará a contar com um médico neurologista, “o qual acompanhará de perto os alunos e fará as devidas intervenções para que eles alcancem um resultado significativo na área educacional” – afirma a Diretora Leila.

Com a preocupação em atender a demanda de alunos da entidade, desde 2008 a APAE tem lutado junto à 17ª Regional de Saúde, onde, uma vez não obteve resposta e por outra vez, obteve resposta negativa ao protocolo.

 Segundo o Prefeito Dezoti, através da intervenção do Deputado Estadual Alexandre Curi e da sensibilidade do Secretário da Saúde,  Sr. Michele Caputo Neto, essa foi a reivindicação com atendimento mais rápido dos sete anos de seu mandato. Em apenas uma audiência, o pedido de alteração foi concedido, depois de quase quatro anos de luta.

Portanto, passam do artigo 7º para o artigo 1º da referida portaria, tendo sua produção de procedimentos alterada para o individualizado, não mais consolidado, visto que a APAE de Guaraci era a única entidade da 17ª Regional de Saúde que estava credênciada neste artigo. Assim, angariou a ampliação dos atendimentos através de subvenções públicas, e ainda mais, valorizando os profissionais que tanto se empenham para melhorar a qualidade de vida dos alunos com necessidades educacionais especiais.

via: Amanda M. Miguel

Postado em: Notícias
Tags: , ,

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!
Enviar uma resposta