Alexandre Curi

Polícia Militar terá 2.889 policiais e bombeiros na Operação Verão

quarta-feira, 18/12/2013 @ 11:55AM

(Agência estadual de notícias) A Polícia Militar adiantou, nesta terça-feira (17), o esquema de segurança da Operação Verão Paraná 2013/2014. Serão empregados 1.923 policiais militares e 966 bombeiros no Litoral e nos balneários da Costa Oeste. O efetivo usará viaturas, motos e terá apoio de helicópteros para ações policiais e de resgate.

A Operação Verão será lançada oficialmente pelo governador Beto Richa, nesta sexta-feira (20), às 15h, na Praça Central de Ipanema, em Pontal do Paraná . O esquema especial para a temporada de verão segue até depois do Carnaval e deve ser desmobilizado apenas em 10 de março.

“Estamos preparados para recepcionar turistas e para proteger a população local com tropa especializada e treinada para atividades operacionais, como fiscalização de trânsito, abordagens, prevenção, policiamento comunitário, orientações, patrulhamentos aéreos, salvamentos e buscas”, garante o subcomandante-geral da PM, coronel Péricles de Matos.

De acordo com estimativas da PM de 1,5 a 2 milhões de pessoas devem escolher o litoral paranaense para as festas de fim de ano. “Durante toda a temporada de Operação Verão devem circular pelo Litoral cerca de 11 milhões de veranistas”, projeta o tenente-coronel Rui Rota da Purificação, coordenador operacional da Operação Verão, no Litoral.

Praias

No Litoral, veranistas encontrarão viaturas recentemente adquiridas pelo Governo do Estado, em policiamento presença, patrulhamento ostensivo e repressivo, abordagens e orientações. Na orla, os policiais circularão motorizados, a pé, de motocicletas e bicicletas. Na areia, policiais distribuirão pulseirinhas para as crianças, em que serão anotados o nome e o telefone de um responsável.

O Corpo de Bombeiros estará em toda a extensão do litoral com 30 postos, equipamentos e com guarda-vidas para evitar afogamentos e desaparecimentos. O Governo do Estado construiu novas estruturas para postos de guardas-vidas nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, e mais três na Ilha do Mel. Os novos postos têm dois metros de altura, o que aumenta a visibilidade dos bombeiros, que pode alcançar raio de quatro quilômetros.

Estradas

Nos mais de 12 mil quilômetros de rodovias estaduais, policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) fiscalizarão motoristas, com radares fotográficos e bafômetros, e darão orientações em relação a segurança do veículo e das pessoas.

O Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer) terá helicópteros para fiscalização, patrulhamento aéreo e resgate de vítimas de acidentes de trânsito e de afogamento. As unidades especializadas da PM como o Batalhão de Operações Especiais (Bope), a Patrulha Escolar Comunitária (BPec), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), além do serviço reservado, também reforçarão a segurança de veranistas e moradores.

Foto:Orlando Kissner

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=78439&tit=Policia-Militar-tera-2.889-policiais-e-bombeiros-na-Operacao-Verao

Postado em: Notícias
Tags: , , ,

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!
Enviar uma resposta