Alexandre Curi

Gestão prisional do Paraná vira modelo para o Maranhão

quinta-feira, 16/01/2014 @ 2:59PM

(Romi Oyama — Curitiba) Uma comitiva de técnicos, incluindo a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes, viajou nesta quarta feira (15) para o Maranhão. O convite partiu da atual governadora daquele estado, Roseana Sarney, que receberá a comitiva para discutir o modelo de gestão prisional utilizado na administração das penitenciárias do Paraná.

No encontro serão apresentadas ações executadas no estado Paraná, como: os projetos arquitetônicos dos presídios, entre cadeias públicas e unidades de regime semiaberto, e a ferramenta Business Inteligence (BI), que permite integrar dados dos Poder poderes Executivo e Poder Judiciário para acompanhamento dos presos. O Business Inteligence permite maior controle da população penitenciaária e também o controle da porta de entrada e saída do Sistema Penal.

O Maranhão tem prazo de 60 dias para regularizar a situação dos presídios, determinado na quarta-feira (14) pela Justiça. A medida é para a contratação de novos agentes penitenciários e início da construção de novos presídios, além de reforma e adaptações na unidade de Pedrinhas (palco das rebeliões nas últimas semanas). O descumprimento da ordem acarretará multa diária de R$50 mil, que será revertida para o Fundo de Direitos Difusos.

Foto: Antonio Costa

Postado em: Notícias
Tags: , , , ,

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!
Enviar uma resposta