Alexandre Curi

Programa Paraná Sem Lixões recebe ajuda da Agência Francesa de Desenvolvimento

quarta-feira, 22/01/2014 @ 10:05AM

(Romi Oyama — Curitiba) Representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) farão hoje (22) uma visita ao aterro sanitário e à Cooperativa de Catadores de Paranavaí. O município foi contemplado devido às ações desenvolvidas em educação ambiental, coleta seletiva de lixo e inclusão social dos catadores. Além disso, o aterro sanitário de Paranavaí foi considerado referência nesta área.

Os técnicos da AFD visitam o estado para analisar os projetos elaborados pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Os planos fazem parte do Programa Paraná Sem Lixões, que estão relacionados ao tratamento de resíduos sólidos nos municípios. Um deles é o financiamento para implantação de sistemas de destinação e coleta de resíduos sólidos – de forma consorciada. A linha de financiamento aprovada pela AFD para a Fomento Paraná é no valor de R$320 milhões.

A visita será realizada hoje, às 10h30, na prefeitura de Paranavaí, seguida da visita técnica ao aterro, às14h00, e depois à Cooperativa de Catadores, às 15h30. Participam da visita o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, o coordenador de Resíduos Sólidos, Laerty Dudas, a diretora de saneamento ambiental do Instituto das Águas do Paraná, Carla Mittelstaedt, os prefeitos que fazem parte do Consórcio Intermunicipal Caiuá – Ambiental (Cica) e Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná (Comafen), David Fardel, Clémentine Dardy e Laure Schalchli da AFD, e representantes da Fomento Paraná.

Foto: Luciano patzsch/Fomento Paraná

Postado em: Notícias
Tags: , , , ,

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!
Enviar uma resposta