Alexandre Curi

Detran lança campanha de conscientização sobre doação de órgãos

terça-feira, 28/01/2014 @ 11:44AM

(Romi Oyama — Curitiba) Uma campanha lançada recentemente pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) procura conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. O objetivo da campanha é mostrar, através de vídeos educativos, histórias reais de famílias que estão na lista de espera pelo transplante de órgãos. O tema, embora não esteja ligado diretamente ao transito, está relacionado à valorização da vida e, como consequência, lembrar das responsabilidades no trânsito.

Segundo dados coletados entre 2007 e 2012 pelo Detran, cerca de 360 mil pessoas foram vítimas (fatais e não fatais) do trânsito. No mesmo período, aumentou em 77% o número de mortes.  O crescente número de vítimas reforça a importância em informar à população sobre como funciona o processo de doação.

Em 2013, o Paraná realizou 458 transplantes, contra 152 em 2010. A fila de espera também reduziu de quatro mil para duas mil pessoas. O Brasil é o segundo país do mundo em números absolutos a realizar transplantes de órgãos. Ele fica atrás apenas dos Estados Unidos. Atualmente, 95% das cirurgias no país são realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Reprodução do vídeo

Postado em: Notícias
Tags: , , , , ,

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!
Enviar uma resposta