Alexandre Curi

Primeiro ônibus com tração 100% elétrica começa a operar

quarta-feira, 2/04/2014 @ 12:04PM

(Romi Oyama — Curitiba) O Biobus, primeiro ônibus com tração 100% elétrica, surge no Paraná como a grande novidade no sistema de transporte urbano. Os dois ônibus, que compõe a nova frota, fizeram a viagem inaugural no último dia 27 de março, na linha São José dos Pinhais – Curitba, às 10h30 da manhã. Os veículos começaram a operar após autorização oficial da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), e vão atuar na linha EO5.

O novo transporte foi apresentado no dia 18 de março pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu), sob a responsabilidade da Comec. Inicialmente serão dois veículos que farão a rota Curitiba – São José dos Pinhais – Curitiba. O Biobus será responsável pelo transporte de 700 pessoas por dia, em cada um deles.O trajeto começa na Praça Pedro Moro, próximo ao Centro de São José dos Pinhais e segue até o terminal do Guadalupe, em Curitiba, em linha não integrada, parando nos pontos dos ônibus convencionais.

Entre as vantagens que o veículo deve trazer estão o baixo índice de poluição ao meio ambiente, porque não usa bateria que necessite de reciclagem, maior segurança e conforto ao motorista e aos passageiros, devido a direção elétrica, além de ser de fácil manuseio e manutenção. Os passageiros ainda desfrutarão de viagens mais silenciosas, com Wi-fi e ar condicionado.

Foto Jonas Oliveira/ANPr

Postado em: Notícias
Tags: , , , ,

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!
Enviar uma resposta