Alexandre Curi

Curi defende política de implantação de novos projetos de cidades digitais

sábado, 6/10/2018 @ 11:55AM

A busca de recursos para a ampliação do número de cidades digitais no Paraná será um dos principais objetivos do deputado estadual Alexandre Curi (PSB), confirmada sua reeleição para a Assembleia Legislativa. A Cidade Digital utiliza a tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas e dar acesso rápido a serviços públicos mais eficientes. Segundo o deputado existem várias fontes de recursos para financiar projetos de cidades digitais.
A modernização dos municípios poderá ser acelerada com uma nova etapa de projeto federal para cidades digitais, Secretaria de Telecomunicações do Departamento de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), explica Curi. Segundo o deputado a busca de recursos pode ser dirigida desde a Fomento Paraná até a instituições como o BRDE, FINEP, BNDES e CNPq.
“Todas estas instituições possuem linhas de recursos e incentivam projetos ou planos de inovação para os municípios, valorizando aqueles gestores que estão inserindo a tecnologia como estratégica no plano de desenvolvimento. Esse é o caminho para se ter maior controle de gestão e eficiência no serviço prestado”, acrescenta.

Mão dupla
As cidades digitais – continua – são uma via de mão dupla, beneficiando não só a população como seus gestores. Os munícipes ganham sinal de internet de qualidade, rapidez nos serviços, comodidade nas solicitações, têm suas queixas respondidas prontamente, além de tantas outras melhorias que a tecnologia pode oferecer. “Já para os gestores, os processos informatizados oferecem fácil controle sobre inadimplência de impostos. Só para citar alguns: a massificação do acesso à internet, proporciona condição de igualdade no acesso à informação; acesso ao conhecimento, à construção de novos saberes e a promoção da cultura; na segurança pública, câmeras de vigilância utilizam softwares de monitoramento eletrônico capazes de identificar padrões de comportamento anômalos e alertar os responsáveis, entre outros. E na saúde, a integração das unidades de saúde via fibra óptica gera controle de todo o atendimento, reduzindo filas, gastos e, principalmente, aumentando a eficiência do atendimento no setor”, acrescenta o deputado.
Curi destaca que quase duas centenas de municípios paranaenses já adotam práticas relativas às cidades digitais, mas que este número pode ser ainda maior se o governo estadual estimular programas que ampliem estes conhecimentos, ao mesmo tempo em que indiquem fontes de recursos, “o que vai ser com certeza um de nossos compromissos num novo mandato”, finaliza.

Postado em: Notícias

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!
Enviar uma resposta