Alexandre Curi

Governo lança campanha contra febre aftosa

segunda-feira, 5/05/2014 @ 4:05PM

(Romi Oyama — Curitiba) Foi lançada oficialmente na quarta-feira (30) a campanha de vacinação contra a febre aftosa no Paraná. A promoção da campanha foi na Fazenda Sol Poente, em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com o governo, a intenção é vacinar todos os animais bovinos e bubalinos jovens, de zero a 24 meses, até o dia 31 de maio. Os animais representam cerca de 45% do rebanho no estado.
 
O governo prevê que até o final da campanha cerca de quatro milhões de animais sejam vacinados. Os produtores devem comprar o medicamento, fazer a aplicação e comprovar a vacinação do seu rebanho, nesta primeira etapa. Na segunda etapa, em novembro, será obrigatória a vacinação para 100% do rebanho. 
Foto: Arnaldo Alves / ANPr.
 
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconhece o estado como Área Livre de Febre Aftosa, juntamente com outros 14 estados. O vírus é altamente contagioso e, portanto, a campanha deve ser seguida rigorosamente, pois basta apenas um foco da doença para haver restrição ao mercado internacional. Países livres do vírus mantém barreiras para impedir a entrada de animais doentes. Essas barreiras têm efeitos negativos sobre a pecuária e na economia do país, com graves consequências sociais. 

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Inácio Afonso Kroetz, do assessor técnico da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Ronei Volpi, acompanhou o lançamento da campanha. O deputado Alexandre Curi, prefeitos e demais autoridades também estiveram presentes.
 

Postado em: Notícias
Tags: , , , , ,

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!
Enviar uma resposta