Alexandre Curi

Novo laboratório deve produzir medicamentos a serviço do SUS

quarta-feira, 7/05/2014 @ 2:48PM

(Romi Oyama — Curitiba) Uma parceria entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vai produzir medicamentos básicos  ao Sistema Único de Saúde (SUS). O governo do estado autorizou a implantação do novo laboratório que deve atender demandas do Ministério da Saúde e do estado.

O acordo de cooperação técnica foi assinado nesta terça-feira (8).  Até o final deste ano deve estar em pleno funcionamento. O Laboratório de Produção de Medicamentos (Lapmed)  inicialmente terá duas linhas de produção, de sólidos e semissólidos. Para isso, o Tecpar vai transferir tecnologia para a produção de medicamentos de alto custo, atendendo uma demanda importante da saúde pública. Isso éo que disse Júlio Félix, reitor em exercício da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O Insituto que receberá um novo campus, além de adquirir novos equipamentos no laboratório já existente na universidade.

São sete universidades estaduais que participam do projeto que podem promover o desenvolvimento regional. Os pesquisadores, das universidades, devem desenvolver novos estudos que vão possibilitar a transferência de tecnologia entre parceiros privados e o estado. Participaram da assinatura o governador, Beto Richa, o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; o diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, e o reitor em exercício da UEPG, Flávio Guimarães Kalinowski. Também esteve presente o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto e outras autoridades.​

Foto: José Gomercindo / ANPr

Postado em: Notícias
Tags: , , , , , ,

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!
Enviar uma resposta