Alexandre Curi

Governo decreta a transferência de 1200 presos

quarta-feira, 14/05/2014 @ 11:41AM

 (Romi Oyama — Curitiba) Foi assinado, nesta terça-feira (13), um decreto que determina a transferência de cerca de 1.200 presos de Curitiba e Região Metropolitana (RMC) para o complexo penal de Piraquara. Ele é composto por dez unidades prisionais.

O governo optou pela medida após reunião com a secretária estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, e o secretário de Segurança Pública, Leon Grupenmacher. Os presos devem ser transferidos das delegacias da capital e municípios da RMC em no máximo 60 dias.

Na ocasião, o governador Beto Richa assinou ainda um projeto de lei que propõe o uso de armas pelos agentes penitenciários durante o expediente. Eles devem receber treinamento adequado para a utilização de arma de fogo. Deve haver também um acréscimo de três mil tornozeleiras eletrônicas para monitoramento dos presos. O uso do aparelho está previsto em lei e possibilita o controle da movimentação dos detentos pelas autoridades. Esse projeto agora segue para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

De acordo com o governo, desde 2011 mais de seis mil presos foram transferidos das delegacias para penitenciarias do estado. A ampliação do sistema está prevista com a construção de 20 novas unidades prisionais nas cidades de Piraquara, Ponta Grossa, Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu, Campo Mourão e Guaíra. Com isso, cerca de sete mil vagas devem ser abertas.

Foto: José Gomercindo/ANPr

Postado em: Notícias
Tags: , , , , , ,

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!
Enviar uma resposta