Alexandre Curi

Condomínio social é inaugurado em Curitiba, serviço é voltado para moradores de rua

terça-feira, 27/05/2014 @ 4:05PM

(Romi Oyama — Curitiba) Um projeto inovador foi inaugurado nesta segunda-feira (26). Curitiba introduziu oficialmente o projeto chamado Condomínio Social, um serviço inédito no Brasil. Trata-se de um serviço de apoio aos moradores de rua, que agora contam com um espaço apropriado para morar. Hoje, são trinta e sete pessoas que dividem o mesmo espaço. O condomínio foi montado em um antigo seminário, com cerca de dois mil metros quadrados, localizado no bairro Mossunguê.

A República Condomínio Social já está em funcionamento, em caráter experimental, desde janeiro deste ano. O espaço foi montado para apoiar pessoas que vivem nas ruas e que procuram reconquistar a autonomia financeira e reintegrar-se à sociedade e ao mercado de trabalho. Dos atuais moradores todos já possuem emprego formal ou estão em vias de começarem as atividades.

O condomínio deverá ser gerido de forma compartilhada. O que significa que as responsabilidades serão divididas entre os moradores e os servidores da Fundação de Ação Social (FAS). O espaço possui 18 apartamentos (com ou sem banheiro) com camas, guarda-roupas e cômodas. Há também um espaço ao ar livre, cozinha comunitária, biblioteca e espaço para convivência. Todos devem colaborar com a limpeza e a organização.

Os atuais moradores foram acolhidos e selecionados pela pelo FAS. A escolha se deu pois estas pessoas estavam em condições de autocuidado e de mobilização para o trabalho. De início, a ideia é manter os moradores por no máximo dois anos. Durante a permanência no Condomínio, a equipe dará todo o suporte para que o morador possa dar entrada na documentação necessária e assim possa financiar sua própria casa através da Cohab.

Foto: Daniel Caron/FAS

Postado em: Notícias
Tags: , , , , ,

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!
Enviar uma resposta